InícioÚltimas notíciasMaior ocorrência de “gatos” de energia é em bairros nobres, diz Enel

Maior ocorrência de “gatos” de energia é em bairros nobres, diz Enel

Desvio ilegal de energia, os “gatos” subiram 18% em fevereiro de 2024 em comparação com o mesmo mês no ano passado

No último mês de fevereiro, 38 pessoas foram presas em flagrante por desvio ilegal de energia, conhecido como “gato”. Além disso, outras quatro pessoas foram indiciadas. De acordo com a Enel Distribuição São Paulo, responsável pelo serviço na Grande São Paulo, os números são 18% maiores do que os registrados no mesmo período em 2023.

As prisões foram feitas em parceria da empresa com a Polícia Civil. A operação conjunta realizou 42 operações contra o furto de energia elétrica na Grande São Paulo último mês.

A investigação apontou que 74% dos estabelecimentos irregulares são da área do comércio, 19% são indústrias e 7% são residenciais.

O responsável pela área de perdas da Enel, Tiago Barbosa, afirmou que o foco da ação é contra os “maiores fraudadores” e desmistificou que a maior parte do prejuízo seja nas áreas mais pobres. “O foco principal da nossa operação é nos maiores fraudadores, que ao contrário do que pensam, ficam nos bairros mais nobres e não nas comunidades”, afirmou.

A Enel atende 24 municípios na Grande São Paulo. As 42 inspeções foram realizadas em São Paulo (26); São Bernardo do Campo (4); Barueri (3); Santana de Parnaíba (2); Embu-Guaçu (2); e São Caetano do Sul (1), Diadema (1), Cajamar (1), Osasco (1) e Jandira (1).

Segundo dados da companhia, em janeiro foram realizadas 30 operações. No total, 25 pessoas foram presas.

Furto de cabos

Além dos “gatos”, os furtos de cabos de energia elétrica também têm preocupado o setor.

Na última quinta-feira (7/3), o Petí Restaurante, na Pompeia, zona oeste de São Paulo, usou as redes sociais para denunciar o furto de fios elétricos no local. O estabelecimento ficou o dia todo sem energia e não pode funcionar. O restaurante só reabriu nesta sexta-feira (8/3).

Sobre os furtos de energia elétrica, a Enel afirmou que tem um departamento de segurança que auxilia os clientes nesse tipo de situação.

Informações: Enzo Marcus

- publicidade -spot_img
- publicidade -spot_img
- publicidade -spot_img
- publicidade -spot_img
- publicidade -spot_img
- publicidade -spot_img

Mais lidas