Um macaco que habita a floresta amazônica, principalmente em locais mais isolados com mata fechada e pouco comum de ser avistado, foi filmado esta semana na região da Marina Confiança no município de Candeias do Jamari interior de Rondônia.
O registro foi feito pelo repórter cinematográfico Chaise Olímpio, e postado nas redes sócias @drone.pvh.
O animal aparentemente seja adulto da espécie parauacu, pelo porte físico e com bastante pelo, segundo os biólogos. Mesmo assim, o parauacu não passa de três quilos. Ou seja, é um macaco relativamente pequeno. A fêmea tem uma característica interessante: uma espécie de penugem branca no queixo, que quase a associa com um macho (porque parece uma barba). Aliás, é justamente a pelagem espessa e diferenciada do parauacu (mesclada de marrom com branco) que o faz ser perseguido e caçado, apesar de ter unidades de conservação em todos os estados onde se distribui geograficamente.
Nome Científico:Pithecia irrorata
Família: Pitheciidae
Ordem: Primates
Distribuição: Amazonas, Rondônia e Mato Grosso.
Alimentação: Prefere a polpa das frutas, mas também se alimenta de folhas e sementes jovens, flores, casca de árvores, vagens de leguminosas e alguns insetos (sobretudo as formigas).
Reprodução: O tempo de gestação é de 163 a 176 dias. A cada reprodução nasce apenas um filhote.
VEJA O VÍDEO: