Depois de uma semana de curso, cerca de 15 moradores da comunidade rural Terra Santa, agora estão prontos para a fabricação de pães. O curso de Panificação foi ministrado pela Professora Adriana Pereira do SENAR-Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, que ensinou as técnicas profissionais da área.
Para a maioria dos que fizeram o curso, o aprendizado serve para abrir novas oportunidades e incentiva a comunidade a investir em novas fontes de renda, como também a de melhorar o rendimento diversificando ainda mais os produtos.
Eles aprenderam a fazer vários tipos de pães e bolos, como por exemplo: pão francês, pão de forma, petrópolis, milho, cuca, batata , pão de leite entre outros. Muitos fizeram o curso apenas para enriquecer o seu cardápio em casa. Outros como o senhor Lacir Ribeiro esperam aumentar a renda da família com a fabricação de pães, “hoje trabalho com a venda de ovos de codornas, galinhas ,verduras e hortaliças, o curso veio em uma boa hora, vou colocar em prática e aumentar a renda da minha família” disse o produtor.
“O curso, além de qualificar, também oferece uma visão empreendedora para a comunidade. Na medida em que vão aprendendo as receitas, elas vão praticando em suas casas e fazendo propaganda dos seus pães e salgados ” destacou a presidente da Associação Lenir Barbosa.
A intenção da Associação dos Agricultores, Chacareiros e Hortifrutigranjeiros da Comunidade de Terra Santa- ASSGRICTS é oferecer um número maior de cursos para comunidade para a promoção da autonomia produtiva, igualdade de gênero e ingresso no mercado de trabalho.
Por rondorural.com.br
Fotos: Divulgação