Os quatro dias da 15ª Festa do Peão de Boiadeiro e a 1ª Exposição Agropecuária de Candeias do Jamari animou não só o público que assistiu os rodeios em touros com os melhores peões de Rondônia e do País, mas também foi motivo de comemoração para empresários e trabalhadores locais.
O evento injetou na economia local muito mais animo, com a movimentação financeira na cidade. Apesar da crise econômica que o país vive o investimento direto só na organização da festa aumentou para mais de 50{b160333f6ceb1080fb3f5716ac4796e548b167cdf320724da9e478681421f6da} em relação aos anos anteriores. “Tiramos muito do bolso, mais também tivemos muitos parceiros, que ajudaram na organização da festa, sabemos que os custos são altos, mais não podemos desistir de fazer uma festa tão bonita para comunidade. Além disso, os empregos diretos que oferecemos tiveram em alta” destacou o presidente da federação de rodeio do estado e organizador do evento Casagrande Barros.
“O rodeio cria várias oportunidades, que vai desde recepcionista dos hotéis da cidade, até o vendedor ambulante que aproveita a festa para faturar um dinheiro a mais,” afirma Casagrande.
Mais de 1 milhão em financiamentos:
O gerente regional da Emater-RO Ilton Uchôa disse que o saldo foi positivo, vários produtores rurais do município procuraram o órgão para obterem financiamentos junto aos bancos. “Claro que a crise causa receio, mas a gente notou que os produtores estão confiantes, muitos pegaram empréstimos, e outros já estão formalizado os seus contratos junto com a Emater” destacou Uchôa.
Dona Ironilde Nascimento Brandão que faz parte do programa do governo federal “Pronaf Mais Alimentos”, financiou uma caminhonete 0 km, no valor de R$ 86.360 reais, com carência de um ano, ele pretende pagar a divida com o dinheiro que o veiculo ira proporcionar a família,” antes tínhamos um carro menor, já não estava dando para transportar a nossa produção, como peixes, mandioca e hortifrúti, agora com a aquisição dessa caminhonete tudo vai melhor, tenho fé em Deus. ” disse ela toda orgulhosa do bem adquirido.
O gerente local da Emater Rubson Gadelha do Nascimento destaca que neste ano, o Governo do Estado vêm dando uma maior ênfase à agricultura familiar e isso vem mostrando a força da nossa gente, “este será um ano de muitas noticias boas para os pequenos produtores divulgarem sua diversidade de produtos e cultura, muitos estão sendo capacitados pelos cursos e oficinas oferecidos pela EMATER/RO, através de suas superintendências e órgãos, além disso os bancos terão muitos recursos para oferecerem aos produtores com juros bastante atrativos” destacou Rubson.
Por: rondorural.com.br
Fotos: rondorural
_______________________________________