Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento rural sustentável e apoiar a regularização ambiental nas propriedades rurais, no âmbito da agricultura familiar está sendo articulado pelo Governo do Estado à elaboração do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar (Peaaf), com o apoio do Ministério do Meio Ambiente (MMA).
Para isso, a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) promoverá uma oficina com a participação de instituições governamentais e não-governamentais ligadas à essa temática, com vistas à adoção de práticas sustentáveis na agricultura familiar e no manejo dos territórios rurais. O evento será nos dias 15 e 16, no hotel Rondon, em Porto Velho.
Conforme explicou Maria do Rosário Almeida, coordenadora de Educação Ambiental da Sedam, o Programa de Educação Ambiental (Peaaf) será elaborado especialmente para o público envolvido com a agricultura familiar, por meio do desenvolvimento de ações educativas, com a construção coletiva de estratégias para o enfrentamento da problemática socioambiental rural.
Segundo ela, desde 2012 que o Peaaf começou a ser discutido em Rondônia e agora na oficina ele será concluído e inclusive constituído o grupo gestor que será composto por instituições governamentais e não-governamentais.
O Peaaf é fruto da reivindicação dos movimentos de agricultores e agricultoras familiares ao Governo Federal, realizada no Grito da Terra 2009 e outras manifestações, que apontaram a necessidade de fortalecimento da Educação Ambiental no contexto rural.
Texto: Marilza Rocha
Secom – Governo de Rondônia