A primeira parte do convênio firmado entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) foi depositada em conta nesta semana.
Do total do convênio de mais de R$ 3 milhões, foram repassados R$ 1,73 milhão.
Com a primeira parcela do convênio serão adquiridos cinco veículos médios, quatro veículos utilitários leves, um veículo tipo van, material de consumo, camisetas, conjunto de calça e jaleco para os servidores e bonés.
O objetivo do convênio é a reestruturação e implementação do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) e o fortalecimento das ações de defesa agropecuária.
O diretor-executivo da Idaron, Avenilson Trindade, disse que a formalização de convênios é uma forma do Governo de Rondônia captar recursos e reforçar o orçamento estadual e expandir as atividades.
“O convênio promove resultados positivos para a defesa agropecuária, tão importante para a economia de Rondônia e para a qualidade do alimento que chega às mesas dos consumidores”, explicou.
De acordo com a diretora-técnica da Idaron, Caroline Cadamuro, o convênio fortalece a parceria entre os governo de Rondônia e Federal, através da Superintendência Federal de Agricultura (SFA). “Este recurso vai melhorar a estrutura da Agência e aumentar a nossa capacidade de executar os programas oficiais de defesa sanitária agropecuária”, afirmou.
SUASA
O Suasa é um sistema de inspeção, organizado de forma unificada e integrada entre a União, estados, o Distrito Federal e municípios. O objetivo é garantir a sanidade animal e vegetal, a idoneidade dos insumos e dos serviços e a identidade, qualidade e segurança higiênico-sanitária e tecnológica dos produtos finais destinados ao consumo.
O sistema é formado por quatro sub-sistemas: Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-A), Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Sisbi-POV), Sistema Brasileiro de Inspeção de Insumos Agrícolas e Sistema Brasileiro de Inspeção de Insumos Pecuários.
Texto: Amabile Casarin
Secom – Governo de Rondônia