InícioÚltimas notíciasMercado do Pescado é entregue à comunidade todo reformado

Mercado do Pescado é entregue à comunidade todo reformado

A Prefeitura de Porto Velho entregou na manhã desta terça-feira, 16, o novo Mercado do Pescado que foi todo reformado depois de sido invadido pelas águas do rio Madeira na grande enchente de 2014.

O prédio, localizado no Cai N’água, recebeu melhorias tanto na parte interna como externa e a reforma abrangeu as redes hidráulica, elétrica, pintura, 

mercadopescado2banheiros, pias, balcões, telhado, teto e piso. Foram cerca de dois meses de obra custeada com recursos do próprio município.

 O secretário Geraldo Affonso, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur), que administra os mercados e praças da cidade, lembrou que a reforma só iniciou em dezembro de 2014, por causa da precaução necessária que passou a se ter em relação a realização de obras em áreas próximas a locais de risco de alagamentos. “O grande impasse era porque não se sabia se haveria a ocorrência de outra enchente nas proporções ou até pior de que a de dois mil e quatorze. Nesse caso, se corria o risco de perder todo o dinheiro investido caso houvesse uma cheia como aquela. Mas felizmente deu tudo certo e a obra pode ser concluída. E havia urgência dessa reforma, por causa da questão social que envolvia os permissionários, principalmente em relação aos que ficaram sem trabalhar”, disse o secretário.

 Ao fazer a entrega do espaço todo revitalizado à comunidade, o prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, lembrou da luta para se conseguir concretizar o projeto do Mercado do Pescado. “Foi uma luta travada pelos pescadores da cidade que reivindicavam um espaço para comercializar os seus produtos, isso na época do governador Jorge Teixeira. E com a destruição do mercado por causa da enchente, havia a necessidade de fazer o espaço funcionar novamente”, disse o prefeito.

 Mauro Nazif também lembrou da economia feita pela prefeitura que conseguiu reduzir o custo da obra em cerca de 40{b160333f6ceb1080fb3f5716ac4796e548b167cdf320724da9e478681421f6da}. O custo do projeto original elaborado pela Semdestur era de R$ 520 mil, mas o custo ficou em R$ 313 mil, uma redução de 39,80{b160333f6ceb1080fb3f5716ac4796e548b167cdf320724da9e478681421f6da}. “Isso mostra a preocupação que a prefeitura está tendo para aplicar bem os recursos que não são do município, mas sim do contribuinte. E por termos adotado critérios Porto Velho, mesmo com a queda no repasse de verbas federais, como o Fundo de Participação dos Município foi, em termos percentuais, o município que mais investiu depois de Cuiabá, de acordo com uma pesquisa nacional divulgada recentemente”, adiantou.

mercadopescado3Antes da reinauguração, os permissionários dos boxes (36 no total) já haviam sido convocados pela prefeitura para a revisão dos documentos, a fim de poderem ocupar novamente o local. A previsão da  Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo é de que até o final de fevereiro os vendedores já estejam com seus boxes em funcionamento.

Por Joel Elias | Fotos: Medeiros

- publicidade -spot_img
- publicidade -spot_img
- publicidade -spot_img
- publicidade -spot_img
- publicidade -spot_img
- publicidade -spot_img

Mais lidas