O projeto iniciou as ações em 2013 em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária de Rondônia (Incra) com o nome ‘Paz no Campo.
O Programa Patrulha Rural, idealizado e implantado pelo governo de Rondônia para combater a violência na área rural do Vale do Jamari, causada por conflitos agrários gerado pela invasão de terras, realizou de julho de 2013 a dezembro de 2015 pelo menos 676 patrulhamento, resultando na apreensão de 40 armas, recuperação de veículos e prisão de 139 pessoas.
O projeto iniciou as ações em 2013 em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária de Rondônia (Incra) com o nome ‘Paz no Campo’, por um período de seis meses, sob o comando do 7º Batalhão de Ariquemes. O governo estadual disponibilizava o efetivo, viaturas e equipamentos necessários, enquanto o Incra arcava com as diárias para a equipe ir a campo.
As ações de patrulhamento rural para identificar criminosos, recuperar veículos roubados e assegurar o direito à propriedade das áreas invadidas, e que se tornaram alvo dos ataques violentos por grupos armados, eram desenvolvidas por policias voluntários, inscritos no projeto.
Diante da necessidade e, o resultado positivo do projeto, a Secretaria de Estado da Segurança Defesa e Cidadania (Sesdec), juntamente com a o 7º BPM, decidiu efetivar a ação no início de 2014, no Vale do Jamari, como programa do governo estadual, com a denominação de Patrulha Rural.
Texto: Suelly David
Fotos: 7º BPM
Secom – Governo de Rondônia