O secretário de Estado da Agricultura, Evandro Padovani, entregou ao prefeito de Ouro Preto do Oeste, Alex Testoni, o cartão “Mais Calcário”, que garante ao município mil toneladas do produto, gratuitamente.
Essa quantidade possibilita que o município atenda a até 400 produtores da agricultura familiar. No total, serão 52 mil toneladas a serem divididas entre os 52 municípios rondonienses.
O governo de Rondônia tem como meta recuperar mais 20 mil hectares em um ano e atender a 20.800 produtores da agricultura familiar, usando 2,5 toneladas de calcário por hectare. O calcário é insumo fundamental para a recuperação de áreas degradadas, corrigindo a acidez do solo, fornecendo cálcio, magnésio e nutrientes para a planta. Seja para qual atividade for – pecuária, agricultura, hortifrutigranjeiro, piscicultura e outras..
O secretário Padovani disse que o objetivo é difundir e incentivar a correção da acidez do solo, através da calagem, na agricultura familiar. “O cartão Mais Calcário leva esse insumo aos produtores que por algum motivo não têm condições de adquiri-lo”, afirmou.
Padovani explicou ao prefeito Alex Testoni, durante a assinatura do convênio, que o repasse é feito sem a exigência de contrapartida em dinheiro. O município tem que cumprir atribuições técnicas, como selecionar os agricultores em conjunto com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, determinar um local adequado para colocar o calcário e promover a distribuição rápida e efetiva do insumo aos agricultores.
Para Alex Testoni, a iniciativa atende ao propósito do governo estadual, que é o fortalecimento do setor, potencial gerador de rendas. Testoni lembrou que com a distribuição do calcário ao produtor as lavouras se desenvolvem melhor e ocorre aumento da produtividade, que gera aumento de renda e, consequentemente, melhor qualidade de vida ao agricultor.
Fonte
Texto: Alexandre Araújo
Secom – Governo de Rondônia