Uma grande movimentação para os ribeirinhos e pescadores, com o 14º Festival de motores e rabetas , realizado as margens do Rio Machado em Ji-Paraná.
O evento cercado de grandes emoções e adrenalina, teve inicio às 9Hs. da manhã e seguiu por todo o dia, nas proximidades da ponte. O Festival é promovido pela Colônia dos Pescadores Z9, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento da Amazônia, a SEDAM e empresários da região. Participaram das competições canoas com motores rabetas de 5,5HP, 6,5HP e 9HP; canoas com motores de popa de 15HP e canoas a remo.
Segundo Claudio Duarte da SEDAM, a cada ano o número de participantes e público em geral vem aumentando. Ele e os colaboradores trabalham e se esforçam para aprimorar a organização e este ano a festa foi ainda melhor.
Para o pescador Candido Gonçalves, o evento é uma confraternização dos pescadores, que se unem uma vez por ano, para uma brincadeira com os familiares e com a população.
Durante todo o evento não foi registrado nenhuma eventualidade, já que uma das prioridades da organização é a segurança com equipe de apoio e Corpo de Bombeiros presente em toda a competição, com uma guarnição acompanhando toda a movimentação.
Um dia de sol e família reunida em busca de laser, fazendo da corrida de motores e rabetas a principal opção para os pioneiros de Ji-paraná e região, que lotaram as margens do Rio Machado. As pessoas aproveitaram para assistir e se tornar um espetáculo a parte se refrescando nas águas do Machadão. De acordo com o presidente da Colônia dos Pescadores, Manoel Batista, uma das maiores preocupações, era o nível do rio, que ainda muito baixo para época do ano, com pedras a mostra, podendo ocasionar acidentes e exigindo mais da experiência dos pilotos.
Apesar da grande movimentação de pessoas e atividades que aconteciam na cidade, em comemoração aos 38 anos de
emancipação política e administrativa de Ji-paraná, os organizadores observaram a ausência de gestores públicos.
A coordenação avalia como positiva a 14º edição do festival de motores e rabetas, ressaltando que o evento não é restrito aos pescadores e ribeirinhos, podendo todos participarem da competição, bastando apresentar a documentação exigida pela Marinha do Brasil.
Natalino Junior
Jornalista DRT/1429