Um leitor do FOLHA DO SUL ON LINE enviou para a redação, na manhã deste sábado, 08, vídeos mostrando o esforço de moradores do distrito de Vila Neide, pertencente a Cabixi, para tentar salvar milhares de peixes que estão morrendo por falta de oxigênio em lagoas às margens do rio Guaporé.
Durante o período de chuvas, as espécies entraram em braços do grande rio à procura de alimentos e para desovar. Com o fim das águas, estes locais estão começando a secar e milhares de peixes já morreram. Eles ficaram presos e não conseguiram voltar ao leito do Guaporé. Um dos vídeos mostra o cardume subindo à superfície em busca de oxigênio.
Na tentativa de minimizar o desastre ambiental, moradores capturam os peixes e os devolvem ao rio, mas grande parte não sobrevive. Uma das filmagens mostra voluntários usando uma bomba d’água para encher a represa onde está um grande cardume.
Um morador que não quis se identificar desabafou, ao criticar o Ibama e outras entidades ambientais, que até agora não se mobilizaram para ajudar na tragédia. “Eles só fiscalizam se a gente tem carteirinha de pescador, porque é como arrecadam”.
Clique abaixo e assista um dos vídeos.
Fonte: folhadosulonline