InícioÚltimas notíciasEmater reúne piscicultores para discutir a atividade

Emater reúne piscicultores para discutir a atividade

A piscicultura tem alcançado um crescimento expressivo nos últimos anos.

O governo do Estado de Rondônia, por meio das ações da Secretaria de Agricultura (Seagri) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), tem incentivado o desenvolvimento desse setor. Assim, visando contribuir com esse crescimento, a equipe do escritório da Emater de Ouro Preto do Oeste reuniu piscicultores da região para uma discussão técnica e educativa para a prática piscícola.

As palestras abordaram temas como: registro de licença de atividade de piscicultura, manejo alimentar, qualidade de água para recria e engorda de peixes, entre outros. Sobre as linhas de crédito rural para investimento e custeio da atividade de piscicultura junto aos agentes financeiros, o extensionista da Emater local, Rodrigo Silveira Resende ressaltou as linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) nas categorias “Mais alimento”, “Mulher’, “Agroindústria”, ‘Jovem”, “Pronaf B” e outras que possam contribuir para que o piscicultor invista na sua propriedade.

A Agência de Defesa Sanitária Agrossilvopastoril (Idaron) também marcou presença com o fiscal estadual Rogério Ambrosio esclarecendo dúvidas sobre a documentação necessária para transporte de pescado. E a extensionista da Emater de Ouro Preto do Oeste, Bruna Temponi Santos alertou sobre o manejo alimentar, qualidade de água adequada para cultivo de peixes de espécies regionais e documentações necessárias para solicitação do Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP), junto ao Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).

Segundo a extensionista Bruna, a piscicultura tem sido desenvolvida por uma parcela significativa dos produtores da agricultura familiar, o que tem contribuído positivamente com o aumento de renda das unidades familiares. “O resultado pode ser visto na melhoria das condições de vida dessas pessoas, porém para que a atividade venha atingir os resultados positivos almejados, devem ser aplicados os investimentos necessários e os manejos produtivos adequados, tais como cuidados com qualidade de água, uso de rações com balanceamento nutricional apropriados, densidade de povoamento e taxa de arraçoamento respeitando a capacidade suporte dos viveiros, entre outras praticas de manejos orientados tecnicamente, as quais são importantes para o bom desempenho, aumento da produtividade e êxito da atividade”, explica.

A Emater-RO tem orientado tecnicamente os piscicultores da agricultura familiar em seus diversos escritórios no estado. Assistido pelas equipes técnicas, os piscicultores participam de palestras, reuniões, dias de campo, e recebem, em suas propriedades, a visita dos extensionistas para melhor desempenho do trabalho. Na reunião realizada pela equipe de Ouro Preto do Oeste os piscicultores também receberam seus certificados do RGP, documento este essencial para comercialização do pescado.

Wania Ressutti

Jornalista – SRTE/DRT/RO-959

EMATER-RO

 

 

 

 

 

- publicidade -spot_img
- publicidade -spot_img
- publicidade -spot_img
- publicidade -spot_img
- publicidade -spot_img
- publicidade -spot_img

Mais lidas